CONVOCATÓRIA

Diante das formas renovadas de produção de desigualdades, do consórcio explícito entre forças autoritárias e as dinâmicas de expropriação da vida e do território, promotoras da crescente militarização, gentrificação, despossessão e tristeza, lançamos perguntas-vinculantes: Como reativar uma possibilidade de inteligência coletiva? Como convocar saberes e práticas coletivas que nos permitam imaginar e disseminar alternativas a esse cenário? Como produzimos e sustentamos o Comum entre todos?


O Projeto Laboratório do Comum Campos Elíseos: corpos, território e tecnopolíticas do fazer-bairro se organiza como uma plataforma de ações colaborativas, experimentações de uma ciência aberta e situada.


Essa convocatória pretende reunir pessoas interessadas em constituir um percurso coletivo de investig(ação). Desejamos co-pesquisar, mapear, inventar alianças, fabricar arranjos sociotécnicos, experimentar um conjunto de práticas e saberes orientados pela promoção e sustentação dos Comuns urbanos, manifestação renovada das lutas contemporâneas e que transbordam da reivindicação pelo direito à cidade para práticas e reflexões sobre o próprio fazer-cidade levando em conta a produção de corpos, subjetividades, cuidado e interdependências, assim como formas de saber contra-coloniais que possam criar e sustentar o Comum

CRONOGRAMA/ATIVIDADES

Nossos encontros acontecerão uma vez por semana, alternadamente às quintas-feiras (19hs-22hs) e aos sábados (14hs-18hs) durante os meses de outubro e novembro.

 Serão 8 encontros na região dos Campos Elíseos a partir do dia 3 DE OUTUBRO.

Veja todas as datas e o rascunho do Programa em Ação.

INSCRIÇÕES E PRAZO

Para as inscrições solicitamos uma pequena carta de apresentação e interesse na participação no Laboratório (é gratuito).

Emitiremos um certificado de participação ao final do projeto.

As inscrições devem ser enviadas até 25 DE SETEMBRO para o email: tramalab@pimentalab.net 

As vagas são limitadas e o resultado será divulgado no dia 26 DE SETEMBRO. Morar, trabalhar ou atuar na região do Campos Elíseos e vizinhança será um critério relevante mas não excludente. Também levaremos em conta a diversidade de gênero e racial.

ORGANIZAÇÃO

A iniciativa nasce no âmbito de um projeto de extensão da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Pimentalab (Laboratório de Tecnologia, Política e Conhecimento) em parceria com a Rede Latino-americana de Estudos em Vigilância, Tecnologia e Sociedade (LAVITS).

Equipe: Henrique Parra (Unifesp), Alana Moraes (UFRJ) e Jessica Paifer (Unifesp).

Leave a Reply